Saiba quem são as duplas que estão concorrendo à eleição para Conselheiro Federal do COFEM.

I – Heloisa Queiroz (efetiva) e  Vivian Fava (suplente)
II – Diego Ribeiro (efetivo) e Márcia Bertotto (suplente)
III – Maria Eugenia Saturni (efetiva) e Pollynne Santana (suplente)
IV – Rita de Cassia (efetiva) e Eloísa Ramos (suplente)


I – Heloisa Queiroz (efetiva) e  Vivian Fava (suplente)

Heloisa Queiroz

Museóloga (COREM 2R. 0726-I), graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de  Janeiro/UNIRIO, com Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e especialização  em História da Arte Sacra pela Faculdade São Bento. Coordena projetos culturais, como exposições e práticas ligadas à gestão de acervos, nos campos da preservação, da pesquisa, da comunicação e programas educativos relacionados à história, cultura, território e patrimônio. Foi diretora do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e do Ecomuseu do  Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz, ambos equipamentos públicos municipais. É membro do Comitê Internacional de Educação e Ação Cultural (CECA) do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e representante da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura no Sistema Estadual de Museus – SECEC/Minc/Ibram. É Gerente de Museus da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro,
participante da equipe técnica do acordo de Cooperação Técnica “Museus Nacionais de Liverpool, Museu da História e da Cultura Afro Brasileira e Conselho Britânico” e Coordenou o Projeto de Cooperação Técnica entre o Governo Brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) “Gestão Compartilhada do Sítio Arqueológico Cais do Valongo e Concepção de Museu de Território”.

Vivian Fava

Formação Acadêmica
2007 – 2017 Especialização em Figurino e Carnaval.

Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Rio De Janeiro,
Brasil

2000 – 2005 Graduação em Museologia. – COREM 2R 0749-I
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO,
Rio De Janeiro, Brasil
1996 – 1998 Ensino Médio, Centro Educacional de Muriaé, CEM, Brasil

Atuação profissional
Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro (Museu do Ingá)/ FUNARJ
2021 – Atual Enquadramento funcional: Diretora.
Fundação Museu da Imagem e do Som – MIS
2019 – 2021 Enquadramento funcional: Diretora Técnica Operacional.
Conselho Regional de Museologia – COREM – Cargo Eletivo
2022-2023 Enquadramento funcional: Conselheira suplente.
2018 – 2018 Enquadramento funcional: Conselheira Presidente.
2017 – 2017 Enquadramento funcional: Conselheira Vice Presidente
2016 – 2017 Enquadramento funcional: Conselheira Presidente.
2013 – 2016 Enquadramento funcional: Conselheira Tesoureira.
Museu Carmem Miranda / FUNARJ
2013 – 2019 Enquadramento funcional: Museóloga e Coordenadora Técnica de Acervo. 2012 – 2013 Enquadramento funcional: Museóloga e Coordenadora Técnica de Acervo.
Casa Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira / FUNARJ
2017 – 2019 Enquadramento funcional: Museóloga.
2013 – 2013 Enquadramento funcional: Museóloga.


II – Diego Ribeiro (efetivo) e Márcia Bertotto (suplente)

Diego Ribeiro
Graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO),  mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (IBICT-UFF) e doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP). É professor da Universidade Federal de Pelotas desde 2008, onde atua como docente do Curso de Bacharelado em Museologia e como docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. No Conselho Regional de Museologia 3a Região Integrou a Comissão Permanente de Ética e Fiscalização do Exercício Profissional (2019-2020); integrou a Comissão de Formação e Aperfeiçoamento – CFAP (2021); atuou como Conselheiro suplente (2020-2021). Atualmente figura como Conselheiro efetivo, onde coordena a Comissão de Formação e Aperfeiçoamento – CFAP.

Currículo Lattes:https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777865P4Currículo

Márcia Bertotto

Licenciada e Bacharel em História. Especialista em História do Brasil. Especialista em
Museologia. Mestre em Ciências Sociais. Doutora em Museologia. Museóloga.
Professora adjunta atuando no Curso de Bacharelado em Museologia e no Programa
de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio na Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, ministrando disciplinas voltadas à Gestão em Museus. É pesquisadora do Grupo
de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio (GEMMUS/UFRGS) e do Grupo de Pesquisa Gestão de Acervos e Direitos Humanos (GADH). Conselheira da Comissão
Permanente de Ética Profissional do Conselho Regional de Museologia COREM 3R
(2022-2023). Coordenadora do Curso de Museologia (2022-2024). Representante do
Curso de Museologia na Rede de Museus e Acervos Museológicos (REMAM/UFRGS).
Foi Coordenadora Institucional do Santander Cultural, Assessora da Coordenação do
Sistema Estadual de Museus RS e Diretora Secretária do Comitê Brasileiro do Conselho
Internacional de Museus. Têm experiência em gestão de equipes, planejamento e
coordenação de projetos. Em 2022 coordenou 5o Seminário Brasileiro de Museus e,
atualmente, coordena o projeto Mapeamento de Acervos de Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo / RS.

E-mail para contato: bertotto@terra.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0021097219717303


III – Maria Eugenia Saturni (efetiva) e Pollynne Santana (suplente)

Maria Eugenia Saturni

Museóloga, pós-graduada em Museologia pelo Instituto de Museologia de São Paulo, Escola Pós-graduação de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo [1981-83]. Licenciada em Educação Artística e
graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado [1975-79]. Integra o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do IBRAM representando o COFEM como conselheira efetiva [2014-18 e 2018-22]. Dentre suas atividades destaca-se a Gerência de Administração Cultural e posteriormente de Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural [até 2002] e sua atuação como professora na Faculdade de Artes Plásticas da Associação Santa Marcelina [2002-16]. Sócia-proprietária da Base7 Projetos Culturais [2002-16], atuou como Diretora da área museológica e coordenou, entre outros, a organização de exposições temporárias e de longa duração, a implantação de museus e projetos de pesquisa e edição de Catálogos Raisonné : Tarsila do Amaral (org.), Alfredo Volpi e Antônio Bandeira. Atua na área de Museologia com ênfase nos seguintes temas: comunicação, catalogação e documentação de acervos, museografia, expografia, artes visuais, arte contemporânea, cultura brasileira.

Pollynne Santana

Museóloga, COREM 4R 0339-I , graduada pela Universidade  Federal de Pernambuco – UFPE (2016). Mestre em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades  em Museologia da USP (2021). Tem especialização em Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP). Técnica em Biblioteconomia pela Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM). Foi docente do curso técnico de Museologia e
Arquivologia na ETEC Parque da Juventude e colabora com o projeto, coordenado por
Cecília Machado, de preservação da coleção do museólogo Júlio Abe (2021-2023). Foi
Museóloga e Coordenadora do Núcleo de Processos Museológicos do Museu da Inclusão desde (2021-2023). Atuou no setor de conservação da 35a Bienal de Artes de São Paulo (2023) Presta serviços museológicos, em São Paulo, para colecionadores e galerias de arte. Há 9 anos, vem realizando pesquisa sobre a formação e trajetória da coleção museológica do Museu de História Natural Louis Jacques Brunet, Recife/PE. Seus temas de interesse são: Pesquisa Museológica; História das Coleções; Museus Escolares e Cultura Material Escolar.


IV – Rita de Cassia (efetiva) e Eloísa Ramos (suplente)

Rita de Cassia

Museóloga, graduada pela Escola de Museologia da UNIRIO(1979) COREM 2R 0064-I e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em  Museologia e Patrimônio (2016). Atuou desde 1979 em museus e educação. Entre 1988 e  2007 trabalhou no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Desenvolveu e implantou o projeto “Ensinando com o Arquivo”, voltado para alunos e professores das escolas públicas e particulares do Município, trabalhando a  memória da Cidade do Rio de Janeiro a partir do acervo da instituição e, paralelamente coordenou a área de gestão e preservação do acervo.
Integrou a equipe que implantou o Banco de Dados e de Imagens do acervo fotográfico do Arquivo. Entre 2008 e 2014 fez parte da equipe da Superintendência de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, atuando como Gerente de Acervos normatizando e orientandoa área de documentação dos acervos dos Museus da Secretaria em ambiente WEB. Atua na gestão do Sistema COFEM/COREMs , ocupando cargos na Diretoria desde 2016.

Eloísa Ramos

Doutora em Museologia e Patrimônio (UNIRIO-MAST, 2022). Mestra em Relações Etnicorraciais CEFET/ RJ (2016). Especialista em Cultura, História e literaturas Afro-brasileiras e Africanas (2008),  Museóloga graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 1989 e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, 2002. Museóloga concursada da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Servidora Pública Estadual da Secretaria de Cultura do Estado  de Minas Gerais 1989- 1994 , cargo Museóloga. Prestação de Serviço de Museologia em diversas instituições, entre elas: Museu Naval (MN), Museu da Escola naval (MEN), Museu da Polícia Militar de MG (MPMG), Museu Histórico de Divinópolis (MHD), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Museu Nacional da UFRJ (MNQB), Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), Instituto Brasileiro do Meio Ambientes e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Serviço Social do Comércio (SESC-RJ). 1a Secretaria da Associação Brasileira de Museologia na gestão de 1998-2000.