GESTÃO 2023


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/storage/a/e2/d7/cofem1/public_html/wp-content/plugins/share-me/class.shareMe.php on line 146

PLENÁRIO COFEM

CONSELHEIROS(AS) EFETIVOS(AS).

Aluane de Sá da Silva
COREM 4R. 0198-I
Conselheira Efetiva, 2022-2024.
Acre, Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia e Tocantins.

Museóloga graduada pela Universidade Federal de Goiás–UFG (2014). Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Comunicação Visual (1999); Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais pela UFG (2015). Atualmente, ocupa o cargo de Museologia na SECULT do Governo do Estado de Goiás, Gerência de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico–SECULT|GEMCEG. Foi museóloga responsável técnica no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (2019-20). Pela Zanettini Arqueologia desenvolveu em colaboração, o Plano Museológico para implantação do Ecomuseu Chapada Velha (2018), atuou como consultora técnica e científica (2015-16 e 2019). Coordenou o educativo da exposição Múltiplo Leminski no MAC Goiás (2013-14); Segredos do artista Siron Franco (2011-12), entre outras. Ministrou oficinas de capacitação museológica Ação Educativa em Museus pelo antigo DEMU/IPHAN (2004/2008). Coordenou o educativo do Recorte Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural, a itinerância da mostra “Volta ao dia em 80 Mundos” no Centro Cultural Octo Marques (2012) e “Cidades: construção e precariedade” no MAC Goiás (2006). Coordenadora Geral da REM-Goiás, atual Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás, por duas gestões (2011-12 e 2015-16). No COFEM atuou como Conselheira Suplente (2020-21) e Conselheira Efetiva (2022-24). Integra a Comissão de Orientação à Fiscalização do Exercício Profissional, coordenou a Comissão de Divulgação e Comunicação (2022), integrou a Comissão de Tomada de Contas (2021-22). Conselheira Suplente no Conselho Consultivo do Centro Cultural UFG (2022-23). Integrou a Comissão de Acervo do MIS de Goiás (2010).


Eliene Dourado Bina
COREM 1R. 0080-I
Conselheira Efetiva, 2023 – 2025.
Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe

Museóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia – UFB (1985). Diretora do Museu Eugênio Teixeira Leal/Fundação Econômico Miguel Calmon. Doutora em Estudos do Patrimônio, especialidade em Museologia, Universidade do Porto, Portugal (2017) e mestrado em Educação e Contemporaneidade, UNEB (2009). Laudista de obras de arte; Parecerista ad hoc da Revista Ideias, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, e da Expressa Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da UFPel. Atuou como Professora visitante da Pós-Graduação em Museologia, na UFAM; Oficineira de Expografia, IBRAM/MINC; professora de História da Arte, na Faculdade Baiana de Ciências, atual Maurício de Nassau; membro suplente do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus; Conselheira suplente do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico, ambos do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/MINC; Assistente do Cadastramento Nacional de Museus, DEMU/IPHAN/MINC; perita em Pareceres em Projetos Culturais, MINC, membro do Cluster de Entretenimento Cultura e Turismo da Bahia. Membro do Conselho Internacional de Museus – ICOM. Tem experiência na produção e execução de projetos culturais e educacionais atuando, principalmente, nos seguintes temas: museus, comunicação, ação educativa, inclusão social e digital, empreendedorismo, desenvolvimento da comunidade,- sobre os quais produziu diversos artigos, comunicações e palestras.


Heloisa Helena Queiroz
COREM 2R. 0726-I
Conselheira Efetiva, 2022-2023.
Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro

Museóloga, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, com Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e especialização em História da Arte Sacra pela Faculdade São Bento. Coordena projetos culturais, como exposições e práticas ligadas à gestão de acervos, nos campos da preservação, da pesquisa, da comunicação e programas educativos relacionados à histórica, cultura, território e patrimônio. Foi diretora do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e do Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz, ambos equipamentos públicos municipais. É membro do Comitê Internacional de Educação e Ação Cultural (CECA) do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e conselheira efetiva do Conselho Federal de Museologia. É Gerente de Museus da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, participante da equipe técnica do acordo de Cooperação Técnica “Museus Nacionais de Liverpool, Museu da História da Cultura Afro Brasileira e Conselho Britânico” e Coordenadora do Projeto de Cooperação Técnica entre o Governo Brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) “Gestão Compartilhada do Sítio Arqueológico Cais do Valongo e Concepção de Museu de Território”.


Inga Ludmila Veitenheimer Mendes
COREM 3R. 0017-IV
Conselheira Efetiva, 2023.
Rio Grande do Sul

Museóloga, atuando no Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul – MCN/FZB (1975-1994). Bacharel e Licenciada em História Natural pela PUC-RS; Mestre em Parasitologia pela UFRGS, Doutora em Ciências pela UFRGS. No MCN, atuou, na condição de pesquisadora, curadora de coleções, orientadora de estagiários, bolsistas de Iniciação Científica, Coordenadora de Projetos Institucionais, tais como a de implantação de exposições museológicas, Banco de Dados das coleções científicas, Chefia de Departamento, Assistente de Direção e Diretora do MCN. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1994-2007) atuou como Professora e orientadora no Curso de Graduação de Ciências Biológicas; no mestrado e doutorado do Pós-Graduação em Biologia Animal; implantou e foi curadora da coleção científica de Malacologia, lecionou Museologia em Ciências Naturais, em cursos de Especialização e de extensão. No Centro Universitário La Salle, Canoas, RS (1998-2012) atuou como Professora e orientadora no Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, onde ministrou: Espaços de Cultura e de Memória, Memória e Instituição Cultural, Patrimônio Cultural, Seminários Temáticos em Memória Social e Bens Culturais. Orientou dissertações na área de cultura e museologia. Publicou artigos científicos e de divulgação científica, orientou dissertações e eventos na área de Patrimônio cultural, ambiental e de museologia. No Conselho Regional de Museologia da 3ªR – COREM 3R (2012-2014), conselheira Vice-Presidente; no Conselho Federal de Museologia – COFEM (2015- 2023), sendo Vice-Presidente de 2016 a 2022.


Marcio Ferreira Rangel
COREM 2R. 0509-I
Conselheiro Efetivo, 2022-2024.
Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro

Museólogo graduado em Museologia (1995) com mestrado em Memória Social (2000), ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/COC (2006). Museólogo do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional IPHAN/MinC (2006-2009).
Representante do Brasil na reunião de especialistas da UNESCO, para a elaboração da Recomendação para a Salvaguarda do Patrimônio Museológico (2012). Coordenador de Documentação e Arquivo do MAST (2015-2018). Coordenador de Museologia (2018-2019) e (2021-2022). Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (2022-atual). Pesquisador Titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Professor Adjunto da Escola de Museologia (UNIRIO) e Professor da Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins. De 2015 a 2018 foi representante do Brasil no Programa Ibermuseus. Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC para graduações em museologia. Consultor ad hoc do CNPq e da CAPES. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em coleções histórico-científicas, história da ciência, Políticas Públicas para museus e patrimônio, memória e patrimônio. Ministra oficinas de capacitação para profissionais de museus em diversos estados do Brasil. Participa de comissões avaliadoras e programas de financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação.


Marco Antonio Figueiredo Ballester Júnior
COREM 5R. 0054-I
Conselheiro Efetivo, 2023 – 2025.
Paraná e Santa Catarina

Museólogo graduado pelo Centro Universitário Barriga Verde (2010). Mestrando no Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2012) e graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Presidente do Conselho Regional de Museologia da 5ª Região (COREM 5R) entre os anos 2012-2019 e Vice-Presidente desse Regional em 2011 e 2020 a 2022. Atualmente é auxiliar de arquivo e museu da Fundação Genésio Miranda Lins, Itajaí/SC. Tem experiência na área de Museologia em inventários de patrimônio material, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, museologia, educação, ensino, história, redes, ação cultural, inclusão e história, ditadura e movimento estudantil.


Maria da Conceição Lopes Moreira [Lia]
COREM 1R. 0268-I
Conselheira Efetiva, 2022-2024.
Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Museóloga, graduada em Museologia, com habilitação em Museus de História e Museus de Arte pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2003 e em Direito pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL, 2011. Fez pós-graduação lato sensu em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia – FACCEBA, 2007. Atuou junto a Fundação Gregório de Matos, nos Museus da Cidade e Casa do Benin, 2002-2004 e também no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia – IPAC, através da Diretoria de Museus – DIMUS, 2004-2008. Principais atividades exercidas nos museus: elaboração de projetos museográficos; montagens de exposições com caráter educativo e cultural; exposições itinerantes em escolas e faculdades; conservação e preservação dos acervos museológicos; planejamento e execução em serviços de identificação, catalogação e documentação dos acervos dos museus; estudos e pesquisas sobre acervos museológicos; trabalhos educativos com escolas e comunidades.


Maria Eugênia dos Santos Teixeira Saturni
COREM 4R. 0022-II
Conselheira Efetiva, 2021 – 2023.
Acre, Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia e Tocantins.

Museóloga, pós-graduada em Museologia pelo Instituto de Museologia de São Paulo, escola pós-graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo [1981-83]. Licenciada em Educação Artística e graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado [1975-79]. Integra o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do IBRAM representando o COFEM como conselheira efetiva [2014-18 e 2018-22]. Dentre suas atividades destaca-se a Gerencia de Administração Cultural e posteriormente de Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural [até 2002] e sua atuação como professora na Faculdade de Artes Plásticas da Associação Santa Marcelina [2002-16]. Sócia-proprietária da Base7 Projetos Culturais [2002-16], atuou como Diretora da área museológica e coordenou, entre outros, a organização de exposições temporárias e de longa duração, a implantação de museus e projetos de pesquisa e edição de Catálogos Raisonné – Tarsila do Amaral (org.), Alfredo Volpi e Antônio Bandeira. Atua na área de Museologia com ênfase nos seguintes temas: comunicação, catalogação e documentação de acervos, museografia, expografia, artes visuais, arte contemporânea, cultura brasileira. Membro do Conselho Internacional de Museus – ICOM. Conselheira efetiva do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico, do IBRAM/MINC (2018-2022). Conselheira do COFEM (2009 – 2023) e atual Diretora Secretaria.


Rita de Cássia de Mattos
COREM 2R. 0064-I
Conselheira Efetiva, 2021-2023.
Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro

Museóloga, graduada pela Escola de Museologia da UNIRIO e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio(2016). Atuou desde 1979 em museus e educação. Entre 1988 e 2007 trabalhou no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Desenvolveu e implantou o projeto “Ensinando com o Arquivo”, voltado para alunos e professores das escolas públicas e particulares do Município, trabalhando a memória da Cidade do Rio de Janeiro a partir do acervo da instituição e, paralelamente coordenou a área de gestão e preservação do acervo. Integrou a equipe que implantou o Banco de Dados e de Imagens do acervo fotográfico do Arquivo. Entre 2008 e 2014 fez parte da equipe da Superintendência de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, atuando como Gerente de Acervos normatizando e orientando a área de documentação dos acervos dos Museus da Secretaria em ambiente WEB. Conselheira do COFEM (2012 – 2023) sendo sua Presidente no período de 2016 a 2022.


CONSELHEIROS(AS) SUPLENTES

Andréa Cogan
COREM 3R. 0245-I
Conselheira suplente, 2023
Rio Grande do Sul

Museóloga, graduada pela UFRGS. Bacharel em Ciências Sociais pela PUC/RS, Mestre em Memória Social e Bens Culturais (Unilasalle), Especialista em Museologia pela UFRGS, Psicologia Organizacional (FADERGS) e Docência de Ensino Técnico (Centro Universitário Senac/SP), com mais de 10 anos de atuação na área de museologia, cultura, patrimônio e educação profissional. Realizando assessorias técnicas para diversas instituições. Experiência em curadoria, concepção e montagem de projetos expositivos, elaboração de planos museológicos e planejamento estratégico, treinamentos, cursos e capacitações na área museológica e na área de relações humanas. Foi socióloga do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall (1992 – 2000); atuou como coordenadora do Programa de Exposições e Eventos do Projeto Memória do Ministério Público do RS (2000-2006); Diretora do Museu Militar do Comando Militar do Sul (2006-2009); Orientadora de Educação Profissional no SENAC RS (2009-2019); responsável pela organização do acervo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (2021) e Assessora Superior pelo Ministério Público do RS (2021-2022).


Andrea Fernandes Considera
COREM 4R. 0149-I
Conselheira suplente, 2022– 2024.
Acre, Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul, São Paulo (sede), Rondônia e Tocantins.

Museóloga, bacharel em Museologia pela Universidade Estácio de Sá, bacharel e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense e doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília. Iniciou sua carreira como museóloga do Museu Acadêmico da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ) entre 1991 e 1998; foi museóloga e supervisora do Centro Histórico Mackenzie (São Paulo-SP) entre 1998 e 2009; atuou como técnica junto ao Centro Nacional de Arqueologia do Iphan (Brasília-DF) entre 2009 e 2010; atualmente é professora do Curso de Museologia da Universidade de Brasília (Brasília-DF) onde leciona desde 2010 as disciplinas do eixo “teoria e prática museológica”. Em defesa da profissão, participou do Conselho Regional da Museologia da 4ª Região como Delegada em 2010, como Conselheira entre 2011-2012 e como Presidente entre 2013-2015. Desde 2016 é Conselheira do Conselho Federal de Museologia. É membro do ICOM desde 2008.


Cláudia Penha dos Santos
COREM 2R. 0359-I
Conselheira Suplente 2022-2024
Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro

Museóloga, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (1988). Possui especialização em Teoria da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2002), mestrado em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz/COC/FIOCRUZ (2003) e doutorado em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins (2016). Foi coordenadora do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia – PPACT/MAST/MCTI (2018 – 2021). É tecnologista sênior e chefe do Serviço de Documentação e Conservação de Acervos (SEDCA) da Coordenação de Museologia (COMUS) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI).


Janete Rodrigues Santos
COREM 1R. 0269-I
Conselheira Suplente, 2022-2024
Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Museóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2003). Pós – graduada em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educacionais pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia-FACCEBA (2007). Experiência em documentação de acervos museológicos. Atuou pela Fundação Gregório de Matos no Museu da Cidade (2003-2004), no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN na realização do Inventário de Bens Móveis e Integrados (2005-2006). Pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia-IPAC realizou projetos de ações educativas e culturais, documentação, pesquisa e conservação do acervo museológico do Parque Histórico Castro Alves (2007-2009). Pelo IPAC coordenou a Museologia no Palacete das Artes Rodin Bahia, bem como a pesquisa e manutenção da exposição “Auguste Rodin: homem e gênio” (2009-2012). Realizou a digitalização de parte do acervo de postais do Museu Tempostal (2013-2014). Na coordenação do Setor de Documentação e Pesquisa da DIMUS-IPAC (2012; 2014-2016); e do Centro Cultural Solar Ferrão (2013) realizou o inventário do acervo particular do artista Carybé e aferiu o acervo do artista Mario Cravo Jr. No Instituto Carybé, realizou a identificação e pareceres de 100 peças das exposições “Aquarelas do Descobrimento” e “As Cores do Sagrado” montadas na Caixa Cultural de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife (2015) e atuou na conservação e documentação do acervo do Palácio da Aclamação (2016).


Mona Ribeiro Nascimento
COREM 1R. 0396-I
Conselheira Suplente, 2023 – 2025.
Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Museóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia (2008-2013). Membro da Rede de Educadores em Museus da Bahia desde 2012. Membro da Rede de Educadores em Museus do Brasil desde 2014. Participou ativamente da construção da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). Doutoranda em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia (2023 – ). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014-2016). Especialista em Políticas e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2018-2019). Atualmente é Pesquisadora Visitante da Universidade Federal da Bahia, Observatório Baiano da Economia Criativa/OBEC BA, grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal da Bahia e à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia que executa a Pesquisa Educação Museal Brasil/PEMBrasil – Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal. Possui experiência nas áreas de educação e museus, atuando principalmente com Pesquisa; Docência; Formação Continuada de Educadores e Professores em Educação Museal. Se interessa pelos temas: Teoria e Prática em Educação Museal, Organizações em Rede e Participação Social.


Patricia Gabriela Machado Barbosa
COREM 3R. 0231-I
Conselheira suplente, 2023
Rio Grande do Sul

Museóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2017) e Mestranda em Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA/UFRGS). Atuou como Conselheira Secretária do COREM 3R na Gestão 2020-2022. Membra na Comissão de Divulgação e Comunicação, Comissão de Legislação e Normas do COREM 3R (2020-2022) e Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD (2022), todas do COREM 3R. Possui experiência na adaptação de materiais inclusivos, área administrativa, monitoria de eventos institucionais e fiscal de concursos públicos. Áreas de interesse na Museologia: acessibilidade em museus, pesquisa museológica, educação em museus e história dos museus e dos seus agentes.


Pedro Louvain de Campos Oliveira
COREM 5R. 0120-II
Conselheiro Suplente, 2023 – 2025.
Paraná e Santa Catarina

Museólogo com mestrado em Museologia e Patrimônio (2015) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPGPMUS-UNIRIO/MAST). Possui Bacharelado (2012) e Licenciatura (2013) em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pesquisa na área de História da Legislação Indigenista Brasileira, com pesquisa de dissertação em Proteção do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. Técnico em Assuntos Educacionais da
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e coordenador do Espaço de Memória do Aeroporto do Parque Nacional de Iguassú e do Laboratório de Curadoria do Parque Nacional do Iguaçu.


Pollynne Ferreira de Santana
COREM 4R. 0339-I
Conselheira Suplente, 2021-2023.
Acre, Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia e Tocantins.

Museóloga, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2016). Mestre em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP (2021). Tem especialização em Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP). Técnica em Biblioteconomia pela Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), em Pernambuco. Docente do curso técnico de Museologia na ETEC Parque da Juventude e colabora com o projeto, coordenado por Cecília Machado, de preservação da coleção do museólogo Júlio Abe. Além disso, atua como Museóloga e Coordenadora do Núcleo de Processos Museológicos do Museu da Inclusão desde 2021 até o momento. Foi facilitadora das disciplinas de graduação dos cursos de Licenciatura da UNIVESP no período de 2019 a 2021. Presta serviços museológicos, em São Paulo, para colecionadores e galerias de arte. Há 8 (oito) anos, vem realizando pesquisa sobre a formação e trajetória da coleção museológica do Museu de História Natural Louis Jacques Brunet, Recife/PE. Seus temas de interesse são: Pesquisa Museológica; História das Coleções; Museus Escolares e Cultura Material Escolar.


Vivian Fava Paternot
COREM 2R. 0749-I
Conselheira Suplente, Mandato 2022-2023
Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro

Museóloga graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (2005), com mestrado profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia no Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Rio de Janeiro, Brasil (2019). Diretora do Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro (Museu do Ingá)/ FUNARJ (2021 – Atual). Diretora Técnica Operacional da Fundação Museu da Imagem e do Som – MIS (2019 – 2021). Museóloga e Coordenadora Técnica de Acervo do Museu Carmem Miranda / FUNARJ (2013 – 2019). No Conselho Regional de Museologia da 2ª Região (COREM 2R) atuou como Conselheira Presidente (2016-2018); Conselheira Vice Presidente (2017) e Conselheira Tesoureira (2013 – 2016).