GESTÃO 2022


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/storage/a/e2/d7/cofem1/public_html/wp-content/plugins/share-me/class.shareMe.php on line 146

PLENÁRIO COFEM

CONSELHEIROS(AS) EFETIVOS(AS).

Aluane de Sá da Silva
COREM 4R. 0198-I
Conselheira Efetiva, 2022-2024.
Acre, Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia e Tocantins.

Museóloga graduada pela Universidade Federal de Goiás (2014). Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Comunicação Visual (1999); Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais (2015) pela UFG. Atualmente é responsável pela expografia e o educativo cultural da exposição de curta duração Imaginar os sertões de Damiana da Cunha, no Museu das Bandeiras em Goiás/GO, do Projeto Diários de Viagem de Damiana da Cunha contemplado pelo Fundo de Cultura do Estado de Goiás (19/2018). Foi museóloga responsável técnica no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Cuiabá/MT (2019-2020). Na Zanettini Arqueologia desenvolveu em colaboração, o Plano Museológico para implantação do Ecomuseu Chapada Velha, Gentio do Ouro/BA (2017-18); atuou em Programas de Educação Patrimonial como educadora patrimonial (consultoria técnica e científica) (2019-16-15). Foi coordenadora da REM – Goiás nas gestões (2011-12 e 2015-16). No Conselho Federal de Museologia foi Conselheira suplente (2020–21) e integra as Comissões de Comunicação e Divulgação; Tomadas de Contas (2021-2022).


Clarete de Oliveira Maganhotto
COREM 5R. 0002-IV
Conselheira Efetiva, 2020 – 2022.
Paraná e Santa Catarina

Museóloga. Graduada em Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná [1979]. Diretora do Atelier de Arte do Museu Alfredo Andersen [1980-1983], Diretora de Museus do Estado do Paraná [1983-1992]. Coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Paraná [2003- 2006]. Coordenou a equipe de pesquisa da publicação Princípios básicos da museologia / Evanise Pascoa Costa. -Curitiba: Coordenação do Sistema Estadual de Museus/ Secretaria de Estado da Cultura, 2006. Presidente do Conselho Federal de Museologia – COFEM – [1993]. Presidente do COREM 5ª R [1994 e 2002]. Diretora Tesoureira do COFEM [2021-22].


Eliene Dourado Bina
COREM 1R. 0080-I
Conselheira Efetiva, 2020 – 2022.
Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe

Museóloga, com graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia – UFB (1985) e doutorado em Estudos do Patrimônio pela Universidade do Porto, Portugal (2017). Licenciada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela UCSAL (1983); Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Atualmente é diretora executiva do Museu Eugênio Teixeira Leal. Laudista de obras de arte para a FAAP-SP, Instituto Itaú Cultural, Instituto Tomie Ohtake e Base7. Membro do Grupo de Pesquisa Memória, Patrimônio, e Construções de Identidades, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do Grupo de Pesquisa Sociaprende – Educação em Valores para a Democracia, da Universidade Católica do Salvador (desde 2006). Membro do ICOM Brasil, Integrante Instituto dos Museus da América Latina – ILAM; integrante do Grupo de Educação Patrimonial. Atuou como Professora visitante da Pós-Graduação em Museologia, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM; integrou o Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museu e o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico, ambos do IBRAM. Tem experiência na produção e execução de projetos culturais e na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: museus, comunicação, ação educativa, desenvolvimento da comunidade e inclusão social, sobre os quais produziu diversos artigos, comunicações e palestras.


Heloisa Helena Queiroz
COREM 2R. 0726-I
Conselheira Efetiva, 2022-2023.
Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro

Museóloga, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, com Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e especialização em História da Arte Sacra pela Faculdade São Bento. Coordena projetos culturais, como exposições e práticas ligadas à gestão de acervos, nos campos da preservação, da pesquisa, da comunicação e programas educativos relacionados à histórica, cultura, território e patrimônio. Foi diretora do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e do Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz, ambos equipamentos públicos municipais. É membro do Comitê Internacional de Educação e Ação Cultural (CECA) do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e conselheira efetiva do Conselho Federal de Museologia. É Gerente de Museus da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, participante da equipe técnica do acordo de Cooperação Técnica “Museus Nacionais de Liverpool, Museu da História da Cultura Afro Brasileira e Conselho Britânico” e Coordenadora do Projeto de Cooperação Técnica entre o Governo Brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) “Gestão Compartilhada do Sítio Arqueológico Cais do Valongo e Concepção de Museu de Território”.


Inga Ludmila Veitenheimer Mendes
COREM 3R. 0017-IV
Conselheira Efetiva, 2022.
Rio Grande do Sul

Museóloga, atuando no Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul – MCN/FZB (1975-1994). Bacharel e Licenciada em História Natural pela PUC-RS; Mestre em Parasitologia pela UFRGS, Doutora em Ciências pela UFRGS. No MCN, atuou, na condição de pesquisadora, curadora de coleções, orientadora de estagiários, bolsistas de Iniciação Científica, Coordenadora de Projetos Institucionais, tais como a de implantação de exposições museológicas, Banco de Dados das coleções científicas, Chefia de Departamento, Assistente de Direção e Diretora do MCN. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1994-2007), atuou como Professora e orientadora no Curso de Graduação de Ciências Biológicas; no mestrado e doutorado do Pós-Graduação em Biologia Animal; implantou e foi curadora da coleção científica de Malacologia, lecionou Museologia em Ciências Naturais, em cursos de Especialização e de extensão. No Centro Universitário La Salle, Canoas, RS (1998-2012) atuou como Professora e orientadora no Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, onde ministrou: Espaços de Cultura e de Memória, Memória e Instituição Cultural, Patrimônio Cultural, Seminários Temáticos em Memória Social e Bens Culturais. Orientou dissertações na área de cultura e museologia. Publicou artigos científicos e de divulgação científica, orientou dissertações e eventos na área de Patrimônio cultural, ambiental e de museologia. No Conselho Regional de Museologia da 3ªR – COREM 3R (2012-2014), conselheira Vice-Presidente; no Conselho Federal de Museologia – COFEM (2015- atual), conselheira Vice-Presidente.


Marcio Ferreira Rangel
COREM 2R. 0509-I
Conselheiro Efetivo, 2022-2024.
Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro

Museólogo graduado em Museologia (1995) com mestrado em Memória Social (2000), ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/COC (2006). Museólogo do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional IPHAN/MinC (2006-2009). Representante do Brasil na reunião de especialistas da UNESCO, para a elaboração da Recomendação para a Salvaguarda do Patrimônio Museológico (2012). Coordenador de Documentação e Arquivo do MAST (2015-2018). Coordenador de Museologia (2018 – 2019) e (2021 – atual). Diretor Substituto do Museu de Astronomia e Ciências Afins (2018-2019). Atualmente é Pesquisador Titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Professor Adjunto da Escola de Museologia (UNIRIO) e Professor da Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins. De 2015 a 2018 representante do Brasil no Programa Ibermuseus. Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC para graduações em museologia. Consultor ad hoc do CNPq e da CAPES. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em coleções histórico-científicas, história da ciência, Políticas Públicas para museus e patrimônio, memória e patrimônio. Ministra oficinas de capacitação para profissionais de museus em diversos estados do Brasil. Participa de comissões avaliadoras e programas de financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação.


Maria da Conceição Lopes Moreira [Lia]
COREM 1R. 0268-I
Conselheira Efetiva, 2022-2024.
Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Museóloga, graduada em Museologia, com habilitação em Museus de História e Museus de Arte pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2003 e em Direito pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL, 2011. Fez pós-graduação lato sensu em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia – FACCEBA, 2007. Atuou junto a Fundação Gregório de Matos, nos Museus da Cidade e Casa do Benin, 2002-2004 e também no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia – IPAC, através da Diretoria de Museus – DIMUS, 2004-2008. Principais atividades exercidas nos museus: elaboração de projetos museográficos; montagens de exposições com caráter educativo e cultural; exposições itinerantes em escolas e faculdades; conservação e preservação dos acervos museológicos; planejamento e execução em serviços de identificação, catalogação e documentação dos acervos dos museus; estudos e pesquisas sobre acervos museológicos; trabalhos educativos com escolas e comunidades.


Maria Eugênia dos Santos Teixeira Saturni
COREM 4R. 0022-II
Conselheira Efetiva, 2021 – 2023.
Acre, Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia e Tocantins.

Museóloga, pós-graduada em Museologia pelo Instituto de Museologia de São Paulo, escola pós-graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo [1981-83]. Licenciada em Educação Artística e graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado [1975-79]. Integra o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do IBRAM representando o COFEM como conselheira efetiva [2014-18 e 2018-22]. Dentre suas atividades destaca-se a Gerencia de Administração Cultural e posteriormente de Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural [até 2002] e sua atuação como professora na Faculdade de Artes Plásticas da Associação Santa Marcelina [2002-16]. Sócia-proprietária da Base7 Projetos Culturais [2002-16], atuou como Diretora da área museológica e coordenou, entre outros, a organização de exposições temporárias e de longa duração, a implantação de museus e projetos de pesquisa e edição de Catálogos Raisonné – Tarsila do Amaral (org.), Alfredo Volpi e Antônio Bandeira. Atua na área de Museologia com ênfase nos seguintes temas: comunicação, catalogação e documentação de acervos, museografia, expografia, artes visuais, arte contemporânea, cultura brasileira. Conselheira do COFEM (2009 – 2022) e atual Diretora Secretaria.


Rita de Cássia de Mattos
COREM 2R. 0064-I
Conselheira Efetiva, 2021-2023.
Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro

Museóloga, graduada pela Escola de Museologia da UNIRIO e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio(2016). Atuou desde 1979 em museus e educação. Entre 1988 e 2007 trabalhou no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Desenvolveu e implantou o projeto “Ensinando com o Arquivo”, voltado para alunos e professores das escolas públicas e particulares do Município, trabalhando a memória da Cidade do Rio de Janeiro a partir do acervo da instituição e, paralelamente coordenou a área de gestão e preservação do acervo. Integrou a equipe que implantou o Banco de Dados e de Imagens do acervo fotográfico do Arquivo. Entre 2008 e 2014 fez parte da equipe da Superintendência de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, atuando como Gerente de Acervos normatizando e orientando a área de documentação dos acervos dos Museus da Secretaria em ambiente WEB. Conselheira do COFEM (2012 – 2022) e atual Presidente.


CONSELHEIROS SUPLENTES

Alexandre Valadão Rios
COREM 2R 0373-I
Conselheiro Suplente 2021 – 2023
Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro
[Resignou ao cargo em 23 de maio de 2022]

Museólogo, graduado pela Universidade Estácio de Sá [1989]. Especialista em Administração de Museus pela Universidade Estácio de Sá [1990]. Na Universidade Cândido Mendes cursou especialização em Docência do Ensino Médio e Fundamental [2000]. Ex-Presidente do COREM 2ª Região e ex-Presidente da Associação Brasileira de Museologia – ABM, ex-Diretor do Museu do Ouro (IPHAN), atuou como Museólogo no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Centro de Memória da Presidência da República. Atualmente lotado na Gerência de Museus Secretaria Municipal de Cultura e Professor de Artes (SME/RIO).


Andréa Cogan
COREM 3R. 0245-I
Conselheira suplente, 2022
Rio Grande do Sul

Museóloga, graduada pela UFRGS. Bacharel em Ciências Sociais pela PUC/RS, Mestre em Memória Social e Bens Culturais (Unilasalle), Especialista em Museologia pela UFRGS, Psicologia Organizacional (FADERGS) e Docência de Ensino Técnico (Centro Universitário Senac/SP), com mais de 10 anos de atuação na área de cultura, museologia, educação profissional e tecnologias de aprendizagem para jovens e adultos. Experiência na concepção e montagem de projetos expositivos e na condução de dinâmicas de grupo, treinamentos e capacitações na área museológica e na área de relações humanas e gestão de pessoas. Realiza o desenvolvimento de conteúdos e proposição de formatos e metodologias inovadoras para atender às demandas de qualificação, treinamento, formação e especialização de empresas, escolas, museus e clientes individuais.


Andrea Fernandes Considera
COREM 4R. 0149-I
Conselheira suplente, 2022– 2024.
Acre, Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul, São Paulo (sede), Rondônia e Tocantins.

Museóloga, bacharel em Museologia pela Universidade Estácio de Sá, bacharel e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense e doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília. Iniciou sua carreira como museóloga do Museu Acadêmico da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ) entre 1991 e 1998; foi museóloga e supervisora do Centro Histórico Mackenzie (São Paulo-SP) entre 1998 e 2009; atuou como técnica junto ao Centro Nacional de Arqueologia do Iphan (Brasília-DF) entre 2009 e 2010; atualmente é professora do Curso de Museologia da Universidade de Brasília (Brasília-DF) onde leciona desde 2010 as disciplinas do eixo “teoria e prática museológica”. Em defesa da profissão, participou do Conselho Regional da Museologia da 4ª Região como Delegada em 2010, como Conselheira entre 2011-2012 e como Presidente entre 2013-2015. Desde 2016 é Conselheira do Conselho Federal de Museologia. É membro do ICOM desde 2008.


Angela Maria de Oliveira Paiva
COREM 5R. 0041-I
Conselheira Suplente, 2020-2022.
Paraná e Santa Catarina

Museóloga, graduada em Museologia pela UFRJ, com especialização em Conservação-Restauração e Arqueologia. Atuou no MIS, MNBA, MHN e MR no RJ (de 1972 a 1994) e na regional do IPHAN em Santa Catarina de 1994 a 1998, quando ficou responsável pela conservação do acervo do Museu Victor Meirelles e pela restauração e dinamização do escritório técnico em Laguna, promovendo oficinas de documentação museológica e conservação de acervos, incluindo grande projeto do Arquivo Nacional, que divulgava para gestores de arquivos e museus textos técnicos específicos de conservação e preservação. Atuou na criação do NEMU-UFSC e foi responsável pela implantação do Curso de Museologia da Fundação Educacional Barriga Verde, a Febave, em Orleans, SC.


Cláudia Penha dos Santos
COREM 2R. 0359-I
Conselheira Suplente 2022-2024
Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro

Museóloga, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (1988). Possui especialização em Teoria da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ(2002), mestrado em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz/COC/FIOCRUZ(2003) e doutorado em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Museu de Astronomia e Ciências Afins UNIRIO/MAST (2016). Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em documentação museológica. É tecnologista sênior lotada no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC), responsável pelo Núcleo de Documentação e Conservação de Acervo Museológico da Coordenação de Museologia. Coordenadora do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia – PPACT/MAST/MCTI desde dezembro de 2018 até 2021.


Janete Rodrigues Santos
COREM 1R 0269-I
Conselheira Suplente, 2022-2024
Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Museóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2003. Pós – graduação – Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educacionais. FACCEBA – Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia em convênio com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Portugal, em 2007. Lotações: Centro Cultural Solar Ferrão; Palácio da Aclamação; Museu Tempostal exercendo atividades de serviços técnicos museológicos, pesquisa, atendimento,Coordenação do Núcleo de Documentação e Pesquisa no Centro Cultural Solar Ferrão; Palacete das Artes Rodin Bahia– Coordenação de Museologia. Atividades exercidas: Serviços técnicos museológicos, ações educativas e culturais e controle quantitativo de visitação; Parque Histórico Castro Alves, elaboração e execução de projetos de ações educativas e culturais, documentação, pesquisa e conservação de acervo; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na elaboração de Inventário de bens móveis e integrados. Fundação Gregório de Matos – Museu da Cidade, atividades: Mediação de visitas e serviços técnicos museológicos. FAPEX – Fundação de Apoio a Pesquisa e a Extensão – UFBA.


Manoela Edna de Lima
COREM 1R.0422-I
Conselheira Suplente, 2022
Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Museóloga graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutoranda e Mestre em Museologia e Patrimônio (PPGPMUS UNIRIO/MAST). Acumula experiência em docência com participações na Pós-Graduação UNICAP (Especialização em Especialização Gestão do Patrimônio e Inovação em Pesquisa Histórica) e na Graduação em Museologia UFPE (Departamento de Antropologia e Museologia). Possui experiência técnica relacionada à difusão e preservação do patrimônio cultural em instituições como a Oficina Cerâmica Francisco Brennand, o Museu do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira e o Museu do Homem do Nordeste/Fundaj. Atua também com gestão de projetos culturais e produção gráfica. Atualmente, concentra interesses pela Gestão em museus, Teoria e História da Museologia, Teoria do Patrimônio e Ética. Estudou e publicou também nos segmentos de Políticas culturais no Brasil, Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia e Artes
Visuais.


Pollynne Ferreira de Santana
COREM 4R 0339-I
Conselheira Suplente, 2021-2023.
Acre, Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia e Tocantins.

Museóloga, graduada pela UFPE (2016). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP. Técnica em Biblioteconomia pela Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), em Pernambuco. Desde 2018 até o momento atua como facilitadora das disciplinas de graduação dos cursos de Licenciatura na Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP) e presta serviços museológicos, em São Paulo, para colecionadores e galerias de arte. Há 5 (cinco) anos, vem realizando pesquisa sobre a formação e trajetória da coleção do Museu de História Natural Louis Jacques Brunet, Recife/PE. Seus temas de interesse são: Pesquisa Museológica; História das Coleções; Museus Escolares e Cultura Material Escolar.


Vivian Fava Paternot
COREM 2R. 0749-I
Conselheira Suplente, Mandato 2022-2023
Espírito Santo; Minas Gerais e Rio de Janeiro

Museóloga graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (2005), com mestrado profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia no Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Rio de Janeiro, Brasil (2019). Diretora do Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro (Museu do Ingá)/ FUNARJ (2021 – Atual). Diretora Técnica Operacional da Fundação Museu da Imagem e do Som – MIS (2019 – 2021). Museóloga e Coordenadora Técnica de Acervo do Museu Carmem Miranda / FUNARJ (2013 – 2019). No Conselho Regional de Museologia da 2ª Região (COREM 2R) atuou como Conselheira Presidente (2016-2018); Conselheira Vice Presidente (2017) e Conselheira Tesoureira (2013 – 2016).