3.1 Como surgiu o Conselho Federal de Museologia? Um breve histórico


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/storage/a/e2/d7/cofem1/public_html/wp-content/plugins/share-me/class.shareMe.php on line 146



Nos anos 1940 os(as) museólogos(as), na época nominados(as) Conservadores de Museus, formados(as) pelo Curso de Museus do Museu Histórico Nacional começaram a discutir a necessidade de garantir o reconhecimento da profissão que tinha como missão preservar o imenso patrimônio cultural brasileiro, especialmente o patrimônio museológico depositado nos museus que estavam começando a ser criados. Diversos processos foram abertos, mas nenhum deles se concretizou.

A iniciativa logrou êxito somente quase quarenta anos depois, quando a profissão foi regulamentada com a aprovação da Lei nº 7.287 em 18 de dezembro de 1984. O Decreto nº 91.775, publicado em 15 de outubro de 1985, autorizou a criação dos Conselhos Regionais e, por último, o Conselho Federal. Ao longo do ano de 1986 os Conselhos Regionais foram sendo implantados e por último, o Conselho Federal foi instalado no dia 06 de dezembro de 1986, em Brasília. Inicialmente estava previsto a criação de Conselhos Regionais em cada estado, mas, por questões financeiras e logísticas essa medida não foi implementada e, em 1987, uma nova estrutura administrativa foi aprovada em Assembleia. O Sistema passou a contar com seis Regiões, adotando, com algumas modificações, o modelo das regiões geográficas do país. Em 2018, nova configuração foi aprovada na 48ª AGE, realizada nos dias 14 e 15 de dezembro de 2018, devido ao encerramento das atividades do COREM 6R, cujos estados foram incorporados entre o COREM 1R e o COREM 4R. Atualmente o Sistema conta com cinco Conselhos Regionais, conforme o mapa abaixo: