Museum Week – Resumo

Entre os dias 19 e 25 de junho aconteceu a #MuseumWeek no Twitter. O COFEM participou da #MuseumWeek divulgando alguns museus do sistema COFEM/COREM’s. E a cada dia uma Região foi homenageada com um museu e uma mulher de grande importância conforme o tema sugerido pela Museum Week.

Neusa Fernandes, Rafaela Silva, Cecilia Volkmer-Ribeiro (na vertical), Baianas do Acarajé, Lina Bo Bardi, Emilia Snethlage e Stellinha Egg.

Dia 19/06

Tema: Comidas #FoodMW

1R – Pernambuco – Museu do Cais do Sertão

Mulheres homenageadas – As Baianas do Acarajé, as mulheres que se dedicam ao ofício tradicional de vender o acarajé que é um bem imaterial. (inscrito no Livro dos Saberes em 2005.)

Dia 20/06 

Tema: Esportes #SportsMW

2R – Museu Cidade Olímpica e Paralímpica

Mulher homenageada – Rafaela Silva, a primeira atleta da história do judô brasileiro, entre homens e mulheres, a ser campeã olímpica e mundial. Ganhou o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas Rio 2016.

Dia 21/06

Tema: Música #MusicMW

5R – Curitiba – Museu da Imagem e do Som do Paraná

Mulher homenageada – Stellinha Egg (1914 – 1991) foi uma atriz, compositora e cantora brasileira. Apresentava seu trabalho nas Rádios brasileiras.  Stellinha gravou diversas composições e era uma especialista em música popular e folclórica, gravando e compondo com grandes personalidades da MPB.

Dia 22/06

Tema: Histórias #StoriesMW

6R – Belém – Museu Paraense Emílio Goeldi

Mulher homenageada – Emília Snethlage (1868-1929) foi uma zoóloga e primeira mulher contratada no estado do Pará, em atividades de nível superior e no serviço público, em 1905. Nascida na Alemanha atendeu o convite de Emílio Goeldi para trabalhar na Amazônia. Deixou família e lar para dedicar-se, durante 25 anos, ao estudo de sua nova pátria.

Dia 23/06

Tema: Livros #BooksMW

3R – Porto Alegre – Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Mulher homenageada – Cecilia Volkmer-Ribeiro, museóloga e pioneira no estudo de esponjas de água doce no mundo, Possuindo mais de 40 anos dedicados na sua pesquisa é a maior especialista do Brasil nessa área.

Dia 24/06

Tema: Viagens #TravelsMW

4R – São Paulo – Museu de Arte de São Paulo 

Mulher homenageada – Lina Bo Bardi (1914-1992) foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. É conhecida por ter projetado grandes edifícios como o Museu de Arte de São Paulo e o Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi.

Dia 25/06

Tema: Patrimônio #HeritageMW

COFEM

Mulher homenageada – Neusa Fernandes, museóloga e uma das pioneiras na luta pela regulamentação da profissão de museólogo.