Mensagem do Dirigente Máximo – 2025

Em 2025 completaram-se 40 anos da publicação do Decreto 91.775/1985, que autorizou a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Museologia. Com esta publicação o Sistema COFEM/COREMs deu início à sua organização. Logo após a publicação do Decreto os COREMs, elegeram seus representantes, formando as primeiras Diretorias e iniciaram suas atividades registrando os profissionais. Indicaram os Delegados Eleitores para o COFEM e no dia 06 de dezembro de 1986 o COFEM foi instalado com a eleição da sua primeira Diretoria, na Assembleia dos Delegados Eleitores, completando a fase de organização do Sistema. Ao longo dos anos muitas dificuldades foram sendo vencidas, graças ao trabalho dos nossos colegas que nos antecederam nestas quatro décadas, e por quem reconhecemos e rendemos homenagens pelo trabalho realizado. Uma homenagem especial à Museóloga Lais Scuoto, pelo seu esforço, conseguindo que, em menos de um ano fosse publicado o Decreto de Regulamentação da Lei 7287/1984, no dia 15 de outubro de 1985. Foi atuante no auxílio da organização dos Conselhos Regionais e veio a ser, merecidamente, a primeira Presidente do COFEM, na instalação da primeira Diretoria, em dezembro de 1986. Durante o próximo ano daremos seguimento a essas comemorações, dessa vez, celebrando, em cada COREM, a data festiva de suas instalações.

Em 2025, para celebrar, de modo especial, o Dia do Museólogo, o Sistema COFEM/COREMs organizou a 1ª Semana do Nacional do Museólogo – 1ª SENAMUS, entre os dias 07 e 13 de dezembro, contando com o dinamismo e a ampla participação dos COREMs na organização, divulgação e exemplar coordenação do COREM 1ª Região. A Semana reuniu um conjunto de mais de cinquenta atividades (lives, cursos, podcasts, participação em programas de rádio, dentre outras atividades) e uma atividade internacional, em Maputo, Moçambique, que comprovaram o sucesso da iniciativa. O dia 18 de dezembro, data da comemoração do Dia do Museólogo, foi reservado para que cada COREM e o COFEM, realizassem as suas atividades.

Desde 2024 as comemorações se dividiram em três grandes eixos: a valorização da profissão, a formação profissional e a identidade profissional do Museólogo perante a sociedade.

Durante o ano de 2025, o COFEM deu continuidade aos estudos de atualização das atribuições do artigo 3º da lei 7.287/84, considerando o avanço do campo profissional ao longo dos anos, assim como a necessidade de atualização da legislação que rege a profissão, especificamente na sua missão principal, que é a fiscalização do exercício ético e responsável da profissão. O COFEM, em conjunto com os COREMs buscou realizar um trabalho com vistas à diminuição da inadimplência no Sistema, dando cumprimento ao Acórdão 2402/2022 do TCU, cujos resultados práticos serão conhecidos quando os COREMs apresentarem seus Relatórios de Prestação de Contas à sociedade, no mês de fevereiro de 2026.

Continuamos buscando uma maior aproximação com o setor político para ampliar o diálogo com sociedade e a necessidade de agregar parceiros para defesa do patrimônio museológico nacional.

O Sistema COFEM/COREMs esteve presente em dois importantes eventos nacionais: no VI SEBRAMUS – Seminário Brasileiro de Museologia, organizado pela Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia, e no 8º Fórum Permanente de Museus Universitários. Ao longo do ano nos aproximamos do Ibram, do TCU, e do MEC para tratar de assuntos referentes à presença do Museólogo nos museus brasileiros e nos museus universitários, principalmente aqueles ligados às universidades públicas, em sua maioria, na esfera federal. Visando iniciar o diálogo com as Universidades Públicas, o COFEM, juntamente com os Presidentes do COREMs 1R, Saulo Moreno Rocha e do COREM 3R, Aline Escandil de Souza, aproveitando a participação durante o Fórum dos Museus Universitários conseguiram, agendar, através da Diretora do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, a Museóloga Graciele Siqueira, um encontro com o Reitor da Universidade Federal do Ceará e com o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará para iniciar um diálogo visando à garantia da presença dos Museólogos nas Universidades Públicas, como também, com muito interesse, tratou-se da criação de cursos de museologia, considerando a importância do Estado e o desenvolvimento do campo profissional da Museologia no Ceará. Espera-se dar continuidade aos encontros com os demais Reitores das Universidades Públicas presentes nas jurisdições do Sistema COFEM/COREMs em 2026.

O Sistema desenvolveu alguns estudos em diferentes Grupos de Trabalho, como a campanha de valorização da profissão iniciada com a 1ª SENAMUS. Uma das atividades consideradas mais promissoras iniciadas pelo Sistema, é um estudo em bases estatísticas para dimensionar o quantitativo de pessoal para os museus brasileiros, o qual, espera-se, seja um diferencial para o campo, especialmente para a fiscalização, garantindo que haja, em cada museu, de acordo com suas especificidades, uma equipe de Museólogos na preservação dos seus acervos. Ainda há um caminho a ser trilhado, mas os estudos iniciais demostraram sua viabilidade.

Assim, chegamos ao fim desse ano. Ainda há muitos desafios a serem vencidos. Certamente o maior é que o mercado de trabalho seja ocupado por profissionais bem formados, e que a profissão de Museólogo seja respeitada e valorizada na sociedade brasileira. Nesse aspecto o Sistema COFEM/COREMs precisa que os profissionais também participem, com interesse, desse projeto, pois somente com a classe unida em prol desse objetivo poderemos avançar. O ditado popular comprova o que estamos dizendo: uma andorinha só não faz verão.

Rio de Janeiro, 30 de dezembro de 2025



Rita de Cassia de Mattos
Museóloga COREM 2R 0064-I
Presidente COFEM – Gestão 2025-2026