O que é o COFEM?
O Conselho Federal de Museologia – COFEM e os Conselhos Regionais de Museologia – COREMs, constituem em seu conjunto uma autarquia federal, com personalidade jurídica de direito público, que tem por finalidade legal o registro profissional e a fiscalização do exercício da profissão, dentre outras competências cabíveis.
Ao COFEM, compete, entre outras ações, expedir as Resoluções que se tornem necessárias para a fiel interpretação e execução das questões determinadas pela Lei 7.287/1984 e pelo Decreto Nº 91.775, que regulamentam e dispõem sobre o exercício da profissão de Museólogo.
A sede do Conselho é itinerante, ou seja, instala-se na cidade onde reside o presidente do órgão. A diretoria é formada por Conselheiros Federais eleitos pelos museólogos nos Conselhos Regionais, para representá-los no COFEM.
As ações do COFEM são executadas pelos COREMs – Conselhos Regionais de Museologia. Atualmente existem cinco Conselhos Regionais que cobrem todo o território nacional e atuam em prol da profissão e do profissional Museólogo.
Além de desempenhar suas funções como órgão de classe, o COFEM empenha-se em defender a boa prática museológica, o exercício profissional ético, bem como, desenvolve atividades que visam à integração de todos os profissionais que atuam nos museus.
O COFEM está registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas-CNPJ sob o nº 03.605.169/0001-63 e está sediado na cidade do Rio de Janeiro.
Missão
Aprimorar a Administração Institucional em benefício do profissional museólogo e da sociedade.
Visão
Ser referência para o profissional, para as instituições e a sociedade como uma Instituição presente, ética e responsável.
Valores
- Excelência no atendimento
- Valorização profissional
- Comprometimento com os resultados organizacionais
- Iniciativa e Criatividade
- Credibilidade
- Valorização dos colaboradores
- Ética e legalidade
- Transparência
- Sustentabilidade