Conselho Diretor


DIRETORIA 2019-2020

Presidente.
Rita de Cássia de Mattos – COREM 2R 0064-I
Conselheira Efetiva, 2018-2020.
E-mail: presidencia.cofem@gmail.com

Museóloga, graduada pela Escola de Museologia da UNIRIO e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio(2016), Atuou desde 1979 em museus e educação. Entre 1988 e 2007 trabalhou no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Desenvolveu e implantou o projeto “Ensinando com o Arquivo”, voltado para alunos e professores das escolas públicas e particulares do Município, trabalhando a memória da Cidade do Rio de Janeiro a partir do acervo da instituição e, paralelamente coordenou a área de gestão e preservação do acervo. Integrou a equipe que implantou o Banco de Dados e de Imagens do acervo fotográfico do Arquivo. Entre 2008 e 2014 fez parte da equipe da Superintendência de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, atuando como Gerente de Acervos normatizando e orientando a área de documentação dos acervos dos Museus da Secretaria em ambiente WEB.


Vice Presidente.
Inga Ludmila Veitenheimer Mendes – COREM 3R 0017-IV
Conselheira Efetiva, 2019-2021.
E-mail: vicepresidencia.cofem@gmail.com

Museóloga, atuando no Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul – MCN/FZB (1975-1994). Bacharel e Licenciada em História Natural pela PUC-RS; Mestre em Parasitologia pela UFRGS, Doutora em Ciências pela UFRGS.  No MCN, atuou, na condição de pesquisadora, curadora de coleções, orientadora de estagiários, bolsistas de Iniciação Científica, Coordenadora de Projetos Institucionais, tais como a de implantação de exposições museológicas, Banco de Dados das coleções científicas, Chefia de Departamento, Assistente de Direção e Diretora do MCN. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1994-2007), atuou como Professora e orientadora no Curso de Graduação de  Ciências Biológicas; no mestrado e doutorado do Pós-Graduação em Biologia Animal; implantou e foi curadora da coleção científica de Malacologia, lecionou Museologia em Ciências Naturais, em cursos de Especialização e de extensão. No Centro Universitário La Salle, Canoas, RS (1998-2012) atuou como Professora e orientadora no Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, onde ministrou: Espaços de Cultura e de Memória, Memória e Instituição Cultural, Patrimônio Cultural, Seminários Temáticos em Memória Social e Bens Culturais. Orientou dissertações na área de cultura e museologia. Publicou artigos científicos e de divulgação científica, orientou dissertações e eventos na área de Patrimônio cultural, ambiental e de museologia. No Conselho Regional de Museologia da 3ªR – COREM 3R (2012-2014), conselheira Vice-Presidente; no Conselho Federal de Museologia – COFEM (2015- atual), conselheira Vice-Presidente.


Tesoureiro.
Márcia Silveira Bibiani – COREM 2R 0263-I.
Conselheira Efetiva, 2019-2021.
E-mail: tesouraria.cofem@gmail.com

Museóloga, formada pela Universidade do Brasil, atual UFRJ, em graduação sediada no Museu Histórico Nacional em 1969, especialização em Museus de História. Presidente do COREM 2R (2013 a 2015), e, a partir de 2016 representa-o no Conselho Federal de Museologia, no cargo de Diretora Tesoureira. É membro da atual gestão do ICOM Brasil – Conselho Internacional de Museus – ICOM e faz parte do seu Costume Committee. Faz parte do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus–IBRAM. Começou sua carreira profissional em Brasília fazendo parte da equipe que idealizou e planejou o Museu Postal Telegráfico dos Correios. No Rio de Janeiro desde 1980, sua atividade profissional foi centrada em Gestão, inicialmente na Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro, onde exerceu os cargos de Diretora do Museu de Artes e Tradições Populares, do Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro (hoje reunidos no Museu do Ingá), Coordenadora-Chefe da área de Museus e depois Diretora Geral dos Museus do Estado do Rio de Janeiro. Atuando na Secretaria de Estado de Cultura foi Superintendente de Museus, participando de sua implantação, tendo sido também Assessora Especial do Gabinete da Secretária de Estado de Cultura. Ao aposentar-se era Diretora da Casa da Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira. Idealizou e viabilizou no Estado do Rio de Janeiro o Sistema Estadual de Museus, bem como planejou o Plano Setorial de Museus do Estado do Rio de Janeiro, visando uma política consolidada e continuada setorial. Atuou também em projetos técnicos nas áreas de educação, documentação e museografia.


Secretário.
Maria Eugenia dos Santos Teixeira Saturni – COREM 4R 0022-II.
Conselheira Efetiva, 2018-2020.
E-mail: secretaria.cofem@gmail.com

Museóloga, pós-graduada em Museologia pelo  Instituto de Museologia de São Paulo, escola pós-graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo [1981-83]. Licenciada em Educação Artística e graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado [1975-79].  Integra o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do IBRAM representando o COFEM como conselheira efetiva [2014-18 e 2018-22]. Dentre suas atividades destaca-se a Gerencia de Administração Cultural e posteriormente de Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural [até 2002] e sua atuação como professora na Faculdade de Artes Plásticas da Associação Santa Marcelina [2002-16]. Sócia-proprietária da Base7 Projetos Culturais [2002-16], atuou como Diretora da área museológica e coordenou, entre outros, a organização de exposições temporárias e de longa duração, a implantação de museus e projetos de pesquisa e edição de Catálogos Raisonné – Tarsila do Amaral (org.), Alfredo Volpi e Antônio Bandeira. Atua na área de Museologia com ênfase nos seguintes temas: comunicação, catalogação e documentação de acervos, museografia, expografia, artes visuais, arte contemporânea, cultura brasileira.