Institucional

O que é o COFEM?

O COFEM – Conselho Federal de Museologia é o órgão regulamentador e fiscalizador do exercício da profissão de museólogo criado pela Lei 7.287 de 18 de dezembro de 1984 e regulamentado pelo Decreto 91.775 de 15 de outubro de 1985. A sede do COFEM é itinerante, ou seja, instala-se na cidade onde reside o presidente do órgão. A diretoria é formada pelos Conselheiros Federais eleitos pelos museólogos nos Conselhos Regionais, para representá-los no COFEM.

As ações do COFEM são executadas pelos COREMs – Conselhos Regionais de Museologia. Atualmente existem cinco Conselhos Regionais que cobrem todo o território nacional e atuam em prol da profissão e do profissional Museólogo.

Através de Resoluções da Diretoria, que se reúne em Assembléias Gerais Ordinárias e Extraordinárias, são tomadas decisões e traçados os rumos do exercício e da fiscalização profissional do museólogo, cujos direitos e deveres estão previstos em lei e no seu Código de Ética.

Além de desempenhar suas funções como órgão de classe, o COFEM desenvolve atividades que visam à integração de todos os profissionais que atuam nos museus.